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Coleção WMT-2 Teste não verbal de inteligência
Coleção WMT-2 Teste de Inteligencia não verbal voltado para jovens e adultos entre 14 e 69 anos.
Restrito a Psicologos
Manual
Caderno de Aplic reutilizável - duas unidades
Folha de Protocolo: Conj com 20 folhas de protocolo impressas em formulário contínuo em um papel autocopiativo.
Descrição
O Teste de Matrizes de Viena, é originalmente conhecido como Wiener Matrizen Test (WMT; Formann & Piswanger), sendo concebido em 1979. O WMT-2 é especialmente adequado para se ter uma impressão do nível de desempenho intelectual geral do indivíduo, pois não contém itens com elevado grau de dificuldade.
O teste é voltado para a triagem não verbal da aptidão intelectual, pois a resolução de suas tarefas não exige habilidades de natureza verbal do sujeito, sendo assim, o benefício do WMT-2 é a possibilidade de medir a inteligência por tarefas livres de influências culturais, resultando numa medida de QI em um tempo bastante reduzido quando comparado aos testes de inteligência multidimensionais.
Com relação à base teórica e ao conteúdo, o WMT é fortemente influenciado pelo modelo de inteligência proposto por Raven e seu “Teste das Matrizes Progressivas”. De acordo com esse modelo, a capacidade de resolver problemas abstratos e perceber logicamente padrões geométricos é um aspecto do comportamento inteligente, essas capacidades são boas preditoras da inteligência em geral.
Normatização
Participaram do estudo 1.812 sujeitos moradores recrutados em escolas, faculdades, empresas e agremiações sociais das cidades de Belo Horizonte/MG (n = 856, 47,2%), Lavras/MG (n = 492, 27,2%), Porto Alegre/RS (n = 22, 1,2%), São Paulo/SP (n = 68, 3,8%), Salvador/BA (n = 117, 6,5%), Goiânia/GO (n = 58, 3,2%), Buritis/RO (n = 121, 6,7%), Brasília (n = 51, 2,8%) e Rio de Janeiro (n = 27, 1,5%).
Os sujeitos tinham idade variando entre 14 e 69 anos. Desses, 1.524 foram submetidos a uma modalidade de aplicação com tempo limite para realização da tarefa estipulado em 30 minutos.
Adaptação
Lisandra Borges
Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Vinte anos de experiência como profissional em moradia assistida para autistas severos (Clínica Fenix). Assessora, professora e responsável técnica pelo Serviço Escola de Psicologia da USF. Professora nos cursos de pós-graduação lato sensu em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia do IPOG e do Child Behavior Institute (CBI of Miami). Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do CFP (SATEPSI).